O Tom W
eb Bebedouro tem por finalidade divulgar informações e reflexões pertinentes sobre o Orçamento Municipal da cidade de Bebedouro.
O Observatório da Transparência Orçamentária Municipal via Internet (Obervatório TOM Web) é uma atividade de extensão universitária do Grupo de Pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público (GPCGP), coordenado pelo Prof. Dr. Valdemir Pires, da Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara SP (FCL-Ar)/Departamento de Administração Pública. Este projeto busca oferecer subsídios e fomentar aos cidadãos o interesse no acompanhamento voluntário acerca das finanças públicas da cidade de Bebedouro. Cabe salientar que esta página faz parte do trabalho final da disciplina "Administração Financeira e Orçamentária Pública" ministrada pelo Profº Drº Valdemir Pires. Para maiores informações sobre o Projeto Tom Web, clique aqui.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Balanços Contábeis


A prefeitura de Bebedouro apresenta um vasto banco de dados acerca dos balanços contábeis do município. Para maiores informações, disponibilizaremos os principais balanços orçamentários, em conformidade com a Lei Federal 9755/1998, do período de 2010 a 2014. Para acessar os referidos balanços, por gentileza, clique aqui.

Seguem, para maiores esclarecimentos, as definições que norteiam cada tipo de balanço contábil exigido pela legislação brasileira. 

Balanço financeiro 
Demonstrativo contábil em que se confrontam num dado momento, as receitas e despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. A estrutura do Balanço Financeiro permite verificar, no confronto entre receita e despesa, o resultado financeiro do exercício, bem como o saldo em espécie que se transfere para o exercício seguinte, saldo esse que pode ser positivo (superávit) ou zero (equilíbrio). 

Balanço orçamentário
Demonstrativo contábil em que se confrontam, num dado momento, as receitas e despesas previstas na lei orçamentária com as realizadas. A partir da comparação entre o previsto e o realizado é possível constatar a ocorrência de superávit, déficit ou equilíbrio orçamentário. 

Balanço patrimonial 
Demonstrativo contábil que apresenta, num dado momento, a situação estática do patrimônio da entidade em termos de ativopassivo e patrimônio líquido

Nenhum comentário:

Postar um comentário